A importância do inventário na Gestão de Estoque

Postado por Grupo Quality
Categoria:

A gestão de estoques é uma área de muita relevância dentro de uma empresa, e o inventário é o responsável por fazer o levantamento de quais e quantos bens estão em estoque.

Mas, afinal, você sabe o que é um inventário?

Fazer um inventário nada mais é do que listar todos os bens armazenados na empresa ou em depósitos pertencentes a ela.

Por isso, um bom inventário é capaz de reduzir os custos e evitar desperdícios. Ao quantificar exatamente quantos produtos há em seu estoque, o gestor evita comprar matéria-prima de forma excessiva, já que os pedidos aos fornecedores são feitos de acordo com a demanda.

Além disso, com todas as informações em dia, é possível identificar desvios e trabalhar para evitá-los. Se a relação de produtos do inventário físico estiver em desconformidade com o contábil, será mais fácil descobrir extravios, furtos e obsolescências.

Sabendo exatamente quais produtos estão disponíveis no estoque, o vendedor otimiza as vendas e aumenta a credibilidade com os clientes. Quando não há controle de estoque, a propensão aos erros é muito maior.

Além das inconsistências entre o inventário físico e o contábil podem fazer com que sua empresa seja autuada pelo FISCO. Se o fiscal detectar que há diferenças entre o estoque declarado de produtos e o estoque real, poderá penalizar sua empresa com multas altíssimas que poderão, inclusive, ameaçar seriamente a saúde financeira de seu negócio.

Percebeu como é importante ter um inventário de estoque organizado?

O conhecimento daquilo que está armazenado ajuda a administrar melhor os recursos, garante um bom atendimento, aumenta a produtividade e contribui para o desenvolvimento da empresa.

*Colaborou com o artigo nosso Gerente Regional, Rafael Fernandes.

 

 

Deixe uma resposta